quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os idolatrados Africanos do Santos


Arthur, com a camisa do Kaiser Chiefs




Lembram-se deles, os Africanos Arthur e Kennedy que jogaram (será?) no alvinegro praiano?


Pesquisando pela net, descobri o paradeiro desses intrépidos jogadores que se aventuram pelo futebol brasileiro.


Arthur e Kennedy desembarcaram em Santos em 1996 trazidos pelo Rei Pelé.
O meio-campo Arthur Zwane, 35 anos, joga no Kaizer Chiefs, da África do Sul, desde o ano 2000. Marcou 31 gols pelo time, que é venerado pelo ex-presidente e herói sul-africano Nelson Mandela, e veste a camisa 18. Já jogou em vários clubes do Pais, como Jomo Cosmos, Orlando Pirates, Tembisa Classic, Amazulu, Real Rovers e Dynamos, além de ter jogador 09 vezes pela seleção Sul-Africana.
Kennedy aposentou em 2006 no futebol do Chipre

O outro é o lendário Kennedy. O africano já encerrou a carreira em 2006, após contusão séria no joelho. Na época, jogava no AEK Larnaca, do Chipre. Segundo o Wikipédia, houve boatos de que poderia atuar em um time chamado DeMbare, no Zimbábue, formado por ex-colegas da seleção sub-23 de seu país. Kennedy Nagoli formou-se nas categorias de base do Dynamos, do Zimbábue. Foi descoberto pelo olheiro Jomo Cosmos, da África do Sul, para onde transferiu-se em 1991, conseguindo certa notoriedade nos anos seguintes.

Rodou também por equipes como Aris Salonika, PAS Gianenna da Grécia e Enosis Neon Paralimni do Chipre, após a sua passagem pelo Santos.

Kennedy atuou pela seleção sub-23 de seu país na All-Africa Games disputada no Egito, em 1991, quando o Zimbabue ficou em quarto lugar. Depois, disputou várias partidas amistosas e de eliminatórias para Copa do Mundo e Copa da Africa, sem muito sucesso com o time de seu país.

0 comentários:

Seguidores